top of page
Foto do escritorJornada de Conhecimento

ChatGPT É INFALÍVEL?

Muito interessante e cômodo, a IA (inteligência artificial) faz tudo que eu não quiser fazer.


Vale refletir sobre o quanto essa possibilidade fará de nós mais lentos, já que tudo que não é movimentado tende a perder a capacidade de mover-se.


A ciência médica discute esse assunto há tempos, e são criados programas sobre programas incentivando o ser humano a praticar atividades físicas e mentais o mais possível, para garantir saúde e longevidade.


Mas inegável é reconhecer a importância das máquinas que realizam trabalhos por nós e nos permite usufruir de tempo que antes não dispúnhamos.


No entanto precisamos refletir sobre todos os aspectos, todas as variantes que surgem a partir de então.


Uma cozinha por exemplo, praticamente 100% delas tem uma máquina chamada fogão, a gás, elétrico, a lenha inclusive. Um percentual menor dispõe de liquidificadores, batedeiras, geladeiras, freezers, micro-ondas, fornos, elétricos, e tantos outros equipamentos que me faltam lembrar nesse momento.


Parece-nos bastante normal, essa condição das cozinhas que foram sendo equipadas ao longo do tempo e tornaram-se quase laboratórios pelas inúmeras possibilidades de experimentação que oferecem.


Vamos dar um pulo para as empresas e verificar o quanto um escritório básico de hoje é diferente de um escritório básico de 40 anos atrás, chega a dar um susto na pessoa que não sabe como eram os locais de trabalhos de seus pais ou avós.


Sem contar que há 40 anos já existiam as calculadoras e as máquinas de escrever elétricas (da IBM, eram azuis e as esferas com o alfabeto era um luxo de se ver).


Tudo muito bom, tudo promovendo um avanço, um salto na evolução dos negócios.


O ser humano com mais tempo para dedicar ao seu desenvolvimento como humano ser. Será que isso aconteceu ou acontece?


As tecnologias mais sofisticadas trazendo programas computadorizados embutidos, como nos primeiros carros que ao apresentarem um defeito, precisava de um mecânico que soubesse ler os registros apresentados no painel.


Mais novidades, os meios de comunicação viraram de cabeça para baixo, ou será que foi o contrário e a cabeça virou para cima, onde é seu lugar de direito?


Lá pelos idos de 1971, “o programador Ray Tomlinson precisava se comunicar com os colegas do mesmo projeto que ele, o ARPANET, que é basicamente o que a gente conhece hoje por internet.”; assim a revolução se consolidou com a criação do primeiro e-mail eletrônico, demorou alguns anos para que nós também tivéssemos correio eletrônico, era muito chique. Os correios dançaram miudinho pois de uma hora para a outra praticamente perderam a utilidade, se não fosse também o avanço galopante dos sites de vendas, garantindo sua sobrevivência.


Nossa, fui longe, vamos retornar no tempo-espaço para os dias de hoje e para o tema desse texto.


O ChatGPT que promete escrever por nós, desenhar por nós, e outras habilidades que ainda desconheço, mas por certo existem, assim como as moças japonesas dotadas de IA que prometem matar a solidão de quem puder pagar a bagatela de alguns milhares de dólares, aliás de ienes, o dólar deverá desaparecer em breve, de acordo com os cavaleiros do apocalipse.


Afinal existe confiabilidade nos textos produzidos, nas respostas dadas, e o nível de atualização das informações, num mundo vertiginosamente apressado como é o nosso.


Devemos simplesmente repassar nossa tarefa para a inteligência artificial como fizemos nas outras novidades que surgiram nestes anos de nosso universo em desencanto?


Pretendia escrever esse texto mas antes precisava conhecer melhor as condições, e nada melhor que ir a campo, ou seja nesse caso, conversar com o chat, então perguntei ao ChatGPT o que era canto, a resposta foi que: “é uma forma de expressão vocal que envolve a produção de sons musicais.....; perguntei se havia mais alguma definição e a resposta foi que não, então argumentei, também tem o canto da parede, canto neobristan, e outros e houve um pedido de desculpas e a explicação de que é um banco de dados que pode sofrer atrasos na alimentação das informações e por aí vai.


Em outro momento falei sobre um tema de espiritualidade e a resposta levou para a condição de que não poderia considerar válido porque a ciência não havia definido de acordo com eus métodos, levei mais adiante e pedi para confirmar que a ciência é que determina o que é verdadeiro ou não, e ficou mais para sim que para que não, considerando que existe muita teoria da conspiração ou obras científicas levadas pelas telas de cinema.


Também chegamos a um acordo quando falei de deus, que também não poderia ser provado cientificamente a existência, mas todos sabem que há.


Enfim, é uma ferramenta a mais, que devemos usar com responsabilidade, não tomando como verdade, observando atentamente as respostas, usar o que for metódico, que exija praticidade, beleza, mas quando se tratar de situações que só o ser humano é capaz de alcançar, devemos trazer de volta para nossas mãos, para nossa capacidade de raciocínio de poder de decisão.


Sou a favor da existência da Inteligência artificial sem dúvida e no futuro por certo quero me vestir de uma.


Maria de Fáti̊ma



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page