top of page
Foto do escritorJornada de Conhecimento

COMPORTAMENTO TERAPÊUTICO



Existe um comportamento que possa ser terapêutico para a pessoa?


Se destrincharmos o significado de terapêutico, concluiremos que vale pensar em termos de um tratamento, um procedimento, um método, uma prática, assim fica mais razoável desenvolvermos um comportamento terapêutico.


Um comportamento com esse objetivo é aquele que nos causa bem-estar imediatamente, e com a regularidade, a constância e a conscientização do resultado, esse bem-estar tornar-se-á natural.


Como fazer esse procedimento, é a parte mais intrigante, por que requererá de nós um aprofundamento em nossa intimidade, no tocante ao nosso interior, nossos momentos, experiências, até nossos traumas e segredos e as repetições que vivenciamos.


Não é algo que precisemos cavoucar dentro de nós, na primeira tentativa eles brotam com força, sentiremos até nosso corpo físico reagir, através de arrepios pela pele, aceleração do coração, por que são memórias que guardamos.


As memórias que nos causaram emoções negativas, dores, sofrimentos, rejeições, sensação de inferioridade, raiva, ciúmes, inveja, abandono, agressão, enfim tudo que de fato é muito ruim.


Para que não vivamos novamente tais experiencias ficamos alertas, mas esse alerta nos leva a manter essa emoção atualizada diariamente, normalmente pela própria lembrança do fato ou das pessoas envolvidas.


Ou quando contamos aos outros a experiência vivida tingimos ainda mais com a emoção gerada ao contar, é uma reprise, assim a experiência está viva, participativa em nossa vida.


O comportamento terapêutico é o que conseguimos ter quando entendemos que cada vez que acessamos o episódio o damos força, o tornamos corrente.


Portanto, de modo muito amoroso conosco mesmo, devemos iniciar a prática de substituição e passarmos a nos lembrar das ocorrências amistosas, produtivas, felizes.


Evidentemente não transformaremos um padrão de nãos rapidamente, mas a decisão de mudar nos colocará em posição adiantada e dia a dia vamos transformando o fel em mel.


Por Fátima Leite.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page