top of page
Foto do escritorJornada de Conhecimento

DIÁLOGO INTERNO

O diálogo interno é uma ferramenta de autoconhecimento, mas também é uma ferramenta de autopunição, de autojulgamento bem como de julgamento alheios.


Quando nossos pensamentos avançam em demasia para analisar de modo reflexivo nossas experiências, podemos encontrar respostas alvissareiras para nosso crescimento individual.


Mas quando nossos pensamentos avançam em demasia para simplesmente repetir os acontecimentos, tentando decifrar as situações de modo a que fiquemos ilesos, então a tendência é que o diálogo se torne fator de desculpa para tudo.


Se tivermos tarefas e não as cumprimos, através do diálogo interno engendraremos a resposta para quem de direito, dando pormenores de tudo que aconteceu e impediu nosso cumprimento no que era esperado.


As pessoas à nossa volta na maioria das vezes serão as responsáveis pela nossa indisciplina.


Uma argumentação bem elaborada pelo diálogo interno, nos dará a sensação de alívio enquanto nos tornará vítima do meio, aos olhos dos outros, pelo menos assim pensamentos.


Mas essa forma de comportamento também nos levará ao limite de nós mesmos, quando o diálogo interno sem motivação de autotransformação e sim como um jeitinho para tudo, nos cansará a tal ponto que desejamos sinceramente mudar.


Evitaremos até pensar, mas o tempo que não precisa ser muito grande, se encarregará de nos demonstrar a importância do diálogo na criação de um modelo integral de reflexão e conduta.


Por Fátima Leite


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page