top of page
Foto do escritorJornada de Conhecimento

HÁ EVOLUÇÃO NAS RESPOSTAS DO AMBIENTE?

Consideremos como ambiente, tudo que é externo, sejam lugares, coisas ou pessoas.


Externo, tudo que não está em nosso íntimo, em nosso coração em nossa mente. Ou seja, o que nos rodeia, que está estabelecido, localizado ou repassado por alguém,


Vivemos uma experiência humana em um ambiente material, mas nós somos além desta condição, somos seres consciencias que experimentam nas ferramentas físicas materiais.


Somos o pensamento que guardamos, o sentimento que vive em nosso ser, mesmo que soframos influências das tecnologias, que nada mais são que as técnicas, os padrões, os modelos de todos os tipos, desde as biológicas (inteligência corporal), digitais, artificiais etc., ainda assim há em nós uma consciência que se mantém íntegra, diferenciada.


Essa consciência é que evolui usando tudo que o ambiente oferece, mas não dependendo do ambiente em si.


Vamos destrinchar, esse argumento, com um exemplo.


Quando estamos vivendo uma situação que requer uma decisão, quem deverá tomar essa decisão é essa consciência, pois é ela que experimenta ou que passa pela experiência de evoluir.


Essa consciência é de fato quem somos, tudo o mais é acessório.


Assim sendo, se na hora de decidir algo, vamos em busca de orientações externas que digam faça isso ou faça aquilo, estamos perdendo a oportunidade de evoluir, porque estaremos apenas acolhendo uma ideia, um palpite, um conselho, uma resposta pronta.


Não fizemos nenhum tipo de reflexão a respeito, não pensamos nas hipóteses outras, nem nas variantes possíveis, não sentimos em nós, não idealizamos.


E não terá o mesmo valor de quando nós decidimos, mesmo que usemos as ferramentas externas como componentes para o desenvolvimento de uma decisão.


Quando a decisão é tomada por nós, no íntimo do nosso ser, com nossa consciência consciente do que está decidindo, a sensação é a primeira manifestação de que fizemos um ponto na nossa escala evolutiva, e podemos atentar para a observação de que não há nenhum conflito nenhuma dúvida.


Por Fátima

 

 

 

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page