top of page
Foto do escritorJornada de Conhecimento

TRABALHO E RETRABALHO


 

Dentro do nosso processo de desenvolvimento, quando realizamos nossas atividades, nossos trabalhos, de todos os tipos em todas as condições, acontecem algumas vezes situações em que precisamos refazer.


É o que chamo retrabalho.


E tem fases da vida que precisamos repetir ou refazer muitas vezes certas atividades.


Geralmente são trabalhos importantes, com prazos, com detalhes para tomadas de decisões, que precisamos entregar para outras pessoas, e por algo indevido, faltando, falho, ou esquecido, o trabalho todo fica comprometido e nós ficamos na berlinda.


Momento desgastante para nós, porque mesmo que não dependa unicamente da nossa participação, estamos envolvidos e o erro de um é o erro de todos, especialmente se for em equipe que os trabalhos e realiza.


Quando, no entanto, começamos o caminho do autoconhecimento, existe a grande possibilidade de entendermos que o retrabalho não precisa fazer parte de nossos dias e nem toda a carga negativa que ele proporciona.


Como isso é possível?


Nós tomamos conhecimento de nós mais profundamente, de nossos movimentos, do ambiente que nos cerca, das pessoas com as quais nos relacionamos.


Há uma ampliação na nossa percepção quanto ao que se espera de nós, e do quanto podemos oferecer.


Nossa comunicação se torna clara e simples, e o que estiver desajustado mais facilmente poderemos ajustar.


Antes de iniciarmos o nosso dia, dedicamos alguns minutos a preparar esse dia, elevando nosso padrão de consciência de tudo que faremos, criando um roteiro de ações.


A procrastinação que é algo tão comum na maioria de nós, passa a ficar em último plano, só ficará para depois aquilo que não se conseguir realizar dentro do horário, do plano ou da agenda, se dependermos de outros, mas ainda assim, vamos deixar claro para quem de direito.


Notamos que ao encerrarmos nosso dia, um pouco antes de dormir, quando dedicamos alguns minutos para nosso agradecimento, a sensação é boa, de missão cumprida, de paz interior.


É exatamente esse momento que fará a diferença, pois quando não o sentirmos é sinal de que o dia não foi bem planejado, e a procrastinação ou o retrabalho estiveram presente e certamente não desejamos mais sentir o incômodo.


Por Fátima Leite

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page